Blog

Neste artigo, vamos falar sobre os diversos tipos de madeira usados na construção civil e compensados para a construção civil.

Vantagens da madeira e compensados na construção civil

Os benefícios proporcionados pela madeira são diversos. Para começar, os resíduos sólidos gerados são inferiores quando comparados aos de demais insumos utilizados para construções, diminuindo, portanto, o desperdício.

Como a estrutura já vai pré-fabricada para o canteiro, o uso de madeira na construção civil otimiza o cronograma de obras. A madeira tem alta resistência mecânica e de compressão em relação ao concreto e dez vezes mais resistência à flexão, sendo, então, bastante estável.

Além disso, o material é um bom isolante térmico e acústico, implicando menos gastos com energia durante o uso da edificação pós-obra. Por fim, também é seguro e durável, pois não oxida com o passar do tempo e não deforma com o calor.

Agora, vamos conhecer os tipos mais comuns de madeiras utilizadas na construção civil e os compensados para a construção civil e suas utilidades?

   

MADEIRAS SERRADAS


São madeiras  para uso na construção civil:  sarrafos, ripas, tabuas, tabeiras e pontaletes.

   
 
   CHAPAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL


Grupo de chapas especialmente para uso na construção civil, incluindo compensados Osb, compensados para construção civil  plastificados, compensados resinados cola branca e fenolica. Mais abaixo descrevemos cada um destes tipos.

   MADEIRAS PARA TELHADO


Madeiras para confecção de telhados incluindo caibros e vigamentos.

QUAIS OS TIPOS DE COMPENSADO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL?

Compensado Plastificado
Compensado Resinado e Super Resinado
Compensado Cola Branca
Compensado Multilaminado
Compensado Naval
Compensado Para Embalagem

Vamos conhecer cada um deles:

COMPENSADO PLASTIFICADO

Compensado com um filme plástico aplicado que permite vários usos. Ao construir um prédio as formas das colunas do andar inferior são reutilizadas nos andares superiores sem necessidade de uso de novos materiais ou de construir uma nova forma para a concretagem. Assim funciona para escadas, cintas e vários outros usos por construtoras na produção de formas para concretagem. Conheça! 

COMPENSADO RESINADO E SUPER RESINADO

Compensado com a aplicação de uma resina cor de rosa, usado para tapumes, apara lixo e formas de concreto. Muito usado como compensado para construção civil

COMPENSADO COLA BRANCA

Compensado fabricado com cola branca, indicados para uso a seco onde o compensado não sofre incidência de água ou umidade. É a chapa de menor custo de produção disponível no mercado. A Casa do Compensado comercialioza este tipo de compensado para a construção civil!

COMPENSADO MULTI LAMINADO

Compensado fabricado com camadas de lâminas de madeira reflorestada montadas em sentidos opostos que fornecem ao compensado grande resistência mecânica. Quanto maior a quantidade de lâminas agregadas, maior será a resistência mecânica do compensado.

COMPENSADO NAVAL

Compensado fabricado com cola fenólica WBP a base de formo-aldeídos, que oferece maior resistência à umidade, usado em caixaria de concreto, tapumes e locais de maior incidência de água. É o tipo de compensado para a construção civil que “A Casa do Compensado” comercializa.

COMPENSADO PARA EMBALAGEM

Compensado fabricado em diversas espessuras, normalmente produzido com cola fenólica em diversas espessuras para embalagens industriais como peças automotivas, móveis, etc.