Blog

O compensado é uma placa composta de diversas lâminas de madeira sobrepostas. Na sua composição podem ser utilizados diversos tipos de madeira. É possível encontrar vários tipos de compensado, com diferentes processos de industrialização e madeiras em sua composição, surgindo assim as subcategorias de compensados. Há uma grande variação do tamanho, da espessura e da densidade das placas.

O compensado tem uma ampla utilização, podendo ser usados em todo tipo de ambiente, tanto em escritórios, residências, como também para acabamentos externos. Cada subcategoria do compensado tem a sua utilização:

Economia e sustentabilidade

Uma única chapa de compensado é suficiente para revestir uma área considerável de superfície, ou mesmo montar um móvel pequeno. Se você está decorando a sua casa e precisa economizar, vale a pena investir nesse tipo de madeira.

Use o compensado para revestir armários, paredes, montar estantes e tudo mais que for necessário na sua casa. Use outros elementos para marcar exatamente o estilo decorativo que você quer dar ao ambiente, como luminárias, quadrinhos e outros elementos personalizados.

Outra novidade é que usando compensados na sua casa você contribui para a preservação do meio ambiente. Normalmente, a madeira compensada é originada de madeira tropical e de reflorestamento. Sua fabricação não conta com aditivos químicos agressivos à saúde humana.

Durabilidade

Há quem acredite que o compensado marítimo conta com maior durabilidade do que os outros tipos. A única vantagem desta qualidade de compensado é a resistência à umidade. Assim, se você vai usar numa área externa, o desgaste da madeira pode demorar um pouco mais de tempo, mas não é tão significativo. E sim, vai acontecer.

Toda madeira tem seu prazo de validade, e com o compensado não é diferente. O compensado marítimo conta com mais camadas de madeira que os outros tipos, o que pode retardar o descolamento ou até o apodrecimento do material.

 Ainda assim, o compensado é boa solução em relação a custo e benefício. A estrutura multilâminas permite mais flexibilidade no acabamento do móvel, como pontas arredondadas. Ao mesmo tempo, a firmeza do compensado é superior, garantindo a resistência e melhor aceitação de parafusos.