Blog

Você já viu algum ambiente utilizando decoração com compensado? Não temos dúvidas que já, afinal o uso deste material tem crescido de várias formas, e em 2020 a tendência é aumentar ainda mais. A madeira na decoração não é novidade, e já é muito utilizada em diversos ambientes. Afinal, além de seu estilo e modernidade, serve para qualquer estilo de decoração, e traz mais aconchego e conforto para o dia-a-dia. 

Porém, a decoração com compensado sempre foi subestimada, sendo tachado como um material de qualidade inferior, o que não é verdade! São muito resistentes, inclusive à umidade, e versáteis a todos os ambientes. Além disso, tem uma fácil manutenção e sua flexibilidade permite criar muito mais livremente. Vamos conferir algumas dicas que a Nicawe separou de como utilizá-lo na decoração?

1. Faça você mesmo

Um dos primeiros motivos para usar compensados na decoração tem relação com uma característica muito valorizada: a possibilidade de criar com as próprias mãos.

O compensado funciona como revestimento, pode virar móvel e até nicho ou prateleira. Portanto, é ideal para aquele projeto totalmente personalizado.

2. Economia

O orçamento do cliente está curto?

Sabemos da dificuldade em mobiliar e equipar uma casa. Recém-casados encontram nos compensados uma boa alternativa para decorar sem pesar ainda mais o orçamento.

Com uma única chapa, é possível criar pequenos móveis e itens de utilidade de forma prática e com expectativa de longa vida útil.

3. Estilo

As madeiras claras estão em alta na decoração. Podem ser combinadas em estilos rústicos, daqueles que lembram casas de campo, ou a elementos modernos, como eletrodomésticos metalizados.

Para quem gosta do estilo escandinavo – que está em alta – o compensado é uma grande aposta de material decorativo. Não é por acaso que está cada vez mais procurado por arquitetos, decoradores e outros profissionais dessa área.

5. Versatilidade em qualquer ambiente

Engana-se quem pensa que o compensado é aquela madeira somente para áreas mais descontraídas. Quando esse tipo de madeira é bem trabalhado na decoração, os compensados vão da área de serviço à sala de jantar.

A sua estrutura é resistente mesmo para áreas onde o material fica mais exposto à umidade, como o banheiro, e à gordura, como na cozinha. Se você deseja investir em um projeto externo, pode apostar no compensado marítimo, que é mais resistente às intempéries.

Você pode usar para revestir paredes, montar móveis, fazer nichos e prateleiras. O compensado aceita pintura, revestimento em tecido ou em lâmina de fórmica.

6. Durabilidade e resistência

Já falamos sobre a durabilidade da madeira de compensado. Em especial, dependendo do seu projeto, é recomendável até mesmo investir no compensado marítimo, que tem uma durabilidade maior.

Em relação à resistência é que está a grande surpresa do compensado. Diferente do que muitos pensam, o compensado é mais resistente que os tipos de madeira em MDF e MDP. Embora a recomendação varie de acordo com o projeto, é a madeira compensada uma das principais preferências dos marceneiros.

Isso porque a estrutura laminada do compensado permite fazer rasgos, arredondar pontos e até mesmo realizar torções, diferentes de outros tipos de lâminas. Sem dúvidas, é considerada uma das melhores madeiras para fazer móveis.